quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SIMON McBURNEY


Simon Montagu McBurney nasceu em 25 de agosto de 1957 em Cambridge, no condado de Cambridgeshire, na Inglaterra. Além de ator, atua também como escritor e diretor, e em todas essas atividades já foi consagrado com um Oliver Award e já recebeu indicações Tony Award.

Ele é o fundador e diretor artístico do Théâtre de Complicité, na Inglaterra, agora conhecido como Complicite.

Seu pai, Charles McBurney, foi um acadêmico e arqueólogo norte-americano, neto do consagrado cirurgião norte-americano Charles McBurney, famoso na literatura e nos anais da medicina;
e sua mãe, Anne Francis Edmondstone Charles, era uma secretária britânica de ascendência inglêsa, escocesa e irlandesesa. Eles era primos distantes que se conheceram durante a Segunda Guerra Mundial.

McBurney estudou literatura inglesa na Universidade de Cambridge, e depois da morte de seu pai, ele foi para a França onde recebeu treinamento como ator de teatro pelo Instituto Jacques Lecoq, de Paris.

KREACHER, PERSONAGEM DE HARRY POTTER (VOZ)
Entre os filmes que dirigiu e produziu, destacam-se Jhonny Mnemonic, como diretor, de 1999, estrelado por Keanu Reeves, e a comédia As Férias de Mr. Bean, como produtor executivo.

Também no teatro escreveu, dirigiu ou atuou em várias produções. Algumas delas excursionaram em turnê internacional.
Não apenas se limita a interpretar, dirigir e escrever, como também investe em teatro, realizando produções independentes.

Também já participou de algumas produções para a TV e no cinema participou de produções de sucesso, entre elas “A Bùssola de Ouro”, em que interpreta Fra Pavel, a “A Duquesa”, no papel de Charles James Fox e "Harry Potter e a ordem da Fênix", dublando a voz de Kreacher, performance que repetirá no sétimo filme da série Harry Potter, previsto para ser lançado em 2011, "Harry Potter e as relíquias da morte”, que na verdade foi dividido em duas partes, rendendo então mais duas sequências para a franquia, num total de oito longas.

Em 2005 McBurney foi nomeado Oficial da ordem do Império Britânico.

FILMES CATALOGADOS NESSE BLOG
(SOMENTE OS FILMES DESTACADOS POSSUEM SINÓPSE, CLIQUE NO TÍTULO PARA LER)
2007 -  A BÚSSOLA DE OURO: Fra Pavel 

2007 - Harry Potter e a Ordem da Fênix: Kreacher (voz)
2010 - Robin Hood: Reverendo Tancred

Nenhum comentário:

Postar um comentário