quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dick Sargent

Nome verdadeiro:
Richard Cox

Nacionalidade:
Estadunidense

Altura:
1,88 m

Nascimento:
19 de Abril de 1930, em Carmel-by-the-Sea, Califórnia, Estados Unidos

Morte:
8 de julho de 1994 em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, aos 64 anos, vítima de câncer na próstata.

Dick Sargent ficou célebre por sua participação no seriado A Feiticeira, como o segundo James Stephens, substituindo Dick York que teve que se afastar do programa por problemas de saúde. James era o marido de Samantha, a personagem principal, interpretada por Elizabeth Montgomery.

O curiosos é que desde o começo ele havia sido a escolha inicial para interpretar esse papel, e chegou até a fazer um teste para o piloto da série, mas não pode ficar porque já tinhan contrato com outra emissora para um outro programa de tv.

Dick Sargent estreou na série a partir do episódio "Três Gerações de Bruxas", atuando nas 3 últimas temporadas (6ª, 7ª e 8ª), quando o show foi cancelado por decisão da própria Elizabeth Montgomery.

A química entre o casal não funcionou tão bem depois de cinco anos que o personagem do marido havia sido interpretao por Dick York, e o relacionamento do casal de personagens esfriou sutilmente, mas as platéias da época não perceberam muito essa mudança.

O ator chegou também a fazer uma participação especial em um dos episódios da 4ª temporada de outra série de grande sucesso da mesma época, Jeannie é um Gênio, que rivalizava com A Feiticeira em popularidadee audiência.

No anos seguintes faria participaçõesespeciais em várias outras séries hoje consagradas, como O Homem de Seis Milhões de Dólares, A Ilha da Fantasia, As Panteras, Os Gatões e Vega$.

DICK YORK                          DICK SARGENT

Tanto Dick York quanto Dick Sargent, morreram quase com a mesma idade. York foi com 63, enquanto Sargent com 64 anos.


3 anos antes de falecer, Dick Sargent declarou publicamente que era homossexual.

Sua mãe Ruth McNaughton foi atriz na era do cinema mudo e seu pai, Coronel Elmer Cox, um homem rígido, que serviu na Primeira Guerra Mundial, era empresário de artistas de Hollywood, tais como Douglas Fairbanks e do diretor Erich Von Stroheim.

O avô de Sargent era John McNaughton, que fundou a União de Los Angeles Stockyards.

Sargent estudou na escola militar San Rafael Military School em Menlo Park, Califórnia. Durante os anos em que esteve na Stanford University, fez 25 peças na Stanford Players Theater.

Logo após sua formatura Dick (nome artístico que escolheu) realizou uma série de trabalhos estranhos, pois seu começo de carreira foi muito difícil. Fez uma série de biscates para sobreviver. Um deles foi o de coveiro, iniciando ao mesmo tempo a carreira de ator na emissora MGM, em 1954, na produção Prisoner of War, atuando ao lado de Ronald Regan, que muitos anos depois viria a ser presidente dos Estados Unidos. Foi nessa ocasião que escolheu o nome artístico de  Dick Sargent.

Depois disso, em San Miguel Allende, no México, entrou no negócio de importação-exportação enquanto aguardava novos trabalhos como ator.

Começou também a colecionar arte.

Voltou para Hollywood e conseguiu novos trabalhos na televisão, onde atuou em "Medic", "Playhouse 90", "Gunsmoke", "Ripcord" e "West".

Outras participações na televisão incluem "Family Ties" e um dos episódios da série "Columbo". Nele Dick se sentava em uma mesa de pôquer ao lado de Nancy Walker e de outras celebridades e o personagem de Peter Falk os interrogava para desvendar um determinado mistério. Ele adorava esta série.

Além deste trabalhos, Sargent participou de 23 filmes para o cinema, fez 4 filmes para a televisão e 5 séries próprias.

Seu últimno trabalho foi na televisão, em Down to Earth.

Dick Sargent era envolvido com causas humanitárias e trabalhou durante anos na "The Special Olympics", uma olimpíada para deficientes físicos, que ele declarou ter sido uma das experiências mais recompensadoras de sua vida, e para a "World Hunger", uma organização responsável pela cota de alimentos não perecíveis para países necessitados.

FILMES CATALOGADOS NESTE BLOG
A FEITICEIRA [a sèrie] como James Stephens, da 6ª a 8ª temporadas
















2 comentários:

  1. Jane Powell, para mim é a mais bela, talentosa, carismática e querida atriz cinematográfica de todos os tempos. Todo dia primeiro de abril, lembro do seu aniversário e desejo que ela tenha uma vida longa e feliz!

    ResponderExcluir
  2. Não deixe de ler ent~]ao a biografia dela aqui no blog: http://filmeseseriesdocharlie.blogspot.com.br/2010/03/jane-powell.html

    ResponderExcluir