quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

BIOGRAFIA: SANDRA BULLOCK



NOME DE BATISMO: Sandra Annette Bullock  

DATA DE NASCIMENTO: 26 de julho de 1964 
LOCAL: Arlington, Virginia, EUA. 

Ser artista está no sangue de Sandra Bulock, a veia artística na família Bullock já está na segunda geração. A mãe de Sandra, a alemã Helga, é uma cantora de ópera. Graças a essa carreira materna, Sandra, que é a mais velha de duas irmãs, passou boa parte de sua infância em viagens pela Europa. 

Foi graças a isso, também, que subiu pela primeira vez num palco. "Sempre havia uma criancinha cigana numa ópera. Era, então, que eu entrava em cena", diverte-se Sandra. 

Com 10 anos de idade, Sandra e sua família retornaram para Virginia. Em 1982, ela se graduou na Washington-Lee High School. Após a high school foi para a Carolina do Norte, onde se formou em Teatro na East Carolina University. Mudou-se então para Nova York buscando uma carreira de atriz. 


Na capital americana, demonstrou uma impressionante popularidade. Foi líder de torcida e, quando concluiu o segundo grau, ganhou o primeiro lugar em simpatia numa votação entre os colegas. 

Já consciente de que queria seguir na carreira de atriz, Sandra matriculou-se na Universidade da Carolina para fazer o curso de Teatro. Bem antes do diploma, porém, achou que era hora de luzes, câmera, ação. Em 85, botou sua mala em cima de uma moto e, com a bênção dos pais, partiu para Nova York. 

Sandra teve o começo difícil de uma pessoa comum, bem parecida com as personagens que ela interpreta com tanta naturalidade. Em Nova York, dividia seu tempo entre um emprego de garçonete, para sustentar-se, e as aulas de teatro do professor Sanford Meisner. 


Foi interpretando uma bela e assanhada sulista na produção Broadway No Time Flat, em 1988, que ela foi notada pela primeira vez pela crítica. Depois disso, conseguiu um agente que batalhou para ela um primeiro papel na TV, a bordo de um programa especial reunindo a Mulher Biônica e o Cyborg, o Homem de Seis Milhões de Dólares, dois personagens ainda muito populares naqueles dias. 

Pegou um papel na versão para a TV de Uma Secretária de Futuro, co-estrelando Nana Visitor. Porém, ela odiou fazer este trabalho, e ficou contente quando o filme foi cancelado. 


Se mudou para Los Angeles, e pegou um papel secundário num filme para TV, The Preppie Murder, com William Baldwin. Fez ainda vários filmes de orçamentos menores, como Fire on the Amazon e Who Do I Gotta Kill. 

Na televisão, conseguiu manter-se em evidência na carreira até chegar ao cinema na comédia romântica Poção do Amor N.º 9 (1992). 

Em 1993, atuou em pelo menos cinco filmes, inclusive substituindo Lori Petty na ficção científica Demolition Man (O Demolidor), como uma policial do século XXI que faz o par romântico do astro Sylvester Stallone. Seu trabalho nesse filme agradou muito ao todo-poderoso produtor Joel Silver, que a recomendou muito a Jan De Bont quando se preparava para dirigir Speed (Velocidade Máxima), e estrelado por Keanu Reeves e Dennis Hopper. 

Velocidade Máxima foi um tremendo sucesso, com um faturamento de mais de 120 milhões de dólares, seu grande talento fez que sua personagem, que deveria ser secundária, acabasse se destancando tanto quanto o protagonista, tansformando Sandra numa grande estrela e fazendo-a entrar para o primeiro time de Hollywood da noite para o dia. 

Sandra estrelou logo após, a comédia romântica While You Were Sleeping (Enquanto Você Dormia), que levando seu nome como estrela principal, foi o seu tira-teima nas bilheterias. E ela não decepcionou. 
Enquanto Você Dormia foi um sucesso total, com faturamento de 85 milhões, e mostrando a todos que Sandra poderia ser bem engraçada. 


Depois vieram The Net (A Rede), onde Sandra interpretou uma personagem que exercia um de seus hobbies preferidos, a Internet e Corações Roubados, que foi mal criticado, e não durou muito nas telas. 

Vieram ainda A Time to Kill (Tempo de Matar), No Amor e na Guerra e a continuação Speed 2: Cruise Control (Velocidade Máxima 2), que não chegou a ser o sucesso que se esperava, talvez pela falta de Keanu Reeves que não estava nessa sequência e a substituição por outro ator fazendo o par romântico e novo namorado de Sandra não funcionou. 

Parece que o sucesso do primeiro filme se devia à química entre os personagens de Keanu e Sandra e a substiutição de um deles acabou matando essa sequência que na verdade até tinha um bom roteiro, porém o novo casal não despertou a mesma empatia que a dupla original teve junto ao público.

Mas o resultado negativo deu-lhe o estímulo para assumir as rédeas de sua vida profissional, criando sua própria produtora, a Fortis' Films, e produzindo o romance Quando o Amor Acontece - um sucesso modesto dirigido pelo também ator Forest Whitaker, que restaurou o brilho da golden girl. 

Sandra debutou como roteirista e diretora no curta Making Sandwiches, apresentado no Festival de Cinema de Sundance. Atuou em seguida em Practical Magic (Da Magia à Sedução) - outra produção da Fortis -, em Forces of Nature (Forças do Destino), ao lado do galã Ben Affleck e colocou sua voz em Miriam, personagem do desenho The Prince of Egypt (O Príncipe do Egito), superprodução do estúdio Dreamworks de Steven Spielberg. 

Em 2009 Sandra protagonizou dois filmes que marcaram sua volta ao cinemas; além de 'The Proposal (A Proposta) e The Blind Side (Um Sonho Possível) terem sido sucessos de público e críticas, a atriz ganhou o Globo de Ouro de "Melhor atriz (drama)" e o Oscar pelo último. 


Sandra já namorou os atores Tate Donovan (com quem ficou noiva e o relacionamento durou quatro anos), Matthew McConaughey, Ryan Gosling, o músico Bob Schneider (por dois anos) e o jogador Troy Aikman. 

Em 16 de julho de 2005 se casou com o construtor de carros e motos Jesse James proprietario da oficina West Coast Choppers, que ficou famoso por ser o líder do programa Monster Garage, exibido pelo Discovery Channel. Em março de 2010 foi anunciado o divórcio do casal, após uma série de amantes de Jesse virem a público. Em abril de 2010 a atriz revelou que adotou um bebê com Jesse em janeiro do mesmo ano. 

FILMOGRAFIA PARCIAL: 
ARMADAS E PERIGOSAS

GRAVIDADE
28 Dias [2000] 
como 
Gwen Cummings

A Casa do Lago [2006] 
como 
Kate Forster


Amor à Segunda Vista 
[2002] 
como 
Lucy Kelson



A Proposta [2009] 
como 
Margaret Tate



A Rede  [1995] 
como 
Angela Bennett


Crash - No Limite 
[2004], como 
Jean Cabot



Da Magia à Sedução 
[1998], como 
Sally Owens



Enquanto Você Dormia 
[1995], como 
Lucy


Loverboy [2005] 
como 
Mrs. Harker



Maluca Paixão [2009] 
como 
Mary Horowitz



Miss Simpatia 
[2000] 
como 
Gracie Hart



Miss Simpatia 2 - Armada 
e Poderosa [2005]
como Gracie Hart



No Amor e na Guerra 
[1996], como 
Agnes von Kurowsky



O Demolidor [1993] 
como 
Lenina Huxley


 
Poção do Amor Nº 9 
[1992], como 
Diane Farrow 
Premonições [2007] 
como 
Linda Hanson



Quando o Amor 
Acontece [1998] 
como Birdee Pruitt



Tempo de Matar [1996] 
como 
Ellen Roark 
Um Sonho Possível 
[2009], como 
Leigh Anne Tuohy



Velocidade Máxima 
[1994], como 
Annie Porter



Velocidade Máxima 2 [1997], como 
Annie




ARMADAS E PERIGOSAS
GRAVIDADE

PRÊMIOS E INDICAÇÕES
1 Oscar de melhor atriz 
1 Globo de Ouro de melhor atriz e mais 3 indicações 
1 SAG awards de melhor atriz 
1 Sag Awards conjunto de melhor elenco 
2 indicações ao Satellite Awards de melhor atriz 
1 Saturn Awards de melhor atriz 
5 People’s Choice Awards de melhor atriz 
1 People’s Choice Awards de Humanitária Favorita




















Nenhum comentário:

Postar um comentário