
Simplesmente o filme mais conhecido do mundo e o maior suesso de bilheteria de todos os tempos. Um super clássico que há 70 anos ainda se mantém insuperável. E francamente, vale a pena assistir cada minuto das 4 horas dessa grande obra prima.

Recebeu 15 indicações ao Oscar, das quais ganhou em 10 categorias, entre elas as de melhor filme, melhor direção, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante.

Para quem pensa que se trata de uma açucarada história de amor, embora no princípio pareça que o filme tomará esse rumo, muito se engana, aos poucos começa a se desenrolar um drama forte e envolvente.

Metade da história se passa durante a Guerra Civil Americana, quando fortunas e famílias foram destruídas. Um cínico aventureiro e uma determinada jovem que foi duramente atingida pela guerra se envolvem numa relação de amor e ódio. Scarlett O’Hara é uma jovem mimada que alimenta uma paixão doentia por seu primo Ashley Wilkes. Ele contudo se casa com outra mulher. Revoltada e magoada, e por pura pirraça, Scarleett também se casa, mas fica viúva durante a guerra. Esse foi apenas o primeiro dos revezes que atravessou.


Aos poucos e a custa de muitas dores e desgraçadas, a jovem fútil se transforma numa mulher forte e decidida. Rhett Buttler é um homem considerado por muitos como sem princípios, apaixonado por scarlett, mas a quem ela despreza. É ele porém que sempre atravessa em seu caminho nos momentos em que mais precisa. Com o fim da guerra e falecimento de sua mãe, seu pai é acometido de loucura e Scarlett se torna a chefe da família, mas numa época de miséria e fome, pois toda a fortuna se perdera durante a guerra. Ela luta e trabalha para manter a todos e levantar do pó a fazenda falida. Casa-se pela segunda vez e toma a frente dos negócios do segundo marido, fazendo sua pequena firma

prosperar e crescer. Decidida a nunca mais passar fome, nem ela ou sua família, e ainda carregando seu antigo orgulho, Scarlett se torna uma mulher ambiciosa, fria e calculista, o que faz com que a sociedade não a veja com bons olhos e a recrimine por suas atitudes. Viúva pela segunda vez, acaba finalmente casando-se com Rhett, a princípio interessada em sua fortuna, mas na verdade ela o ama, embora seu orgulho não lhe permita admitir isso, transformando sua vida conjugal numa convivência insuportável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário