O premiado ator estadunidense John Christopher Depp II, nascido em Owensboro, em 9 de junho de 1963, tornou-se conhecido pela sua habilidade em interpretar e compor personagens excêntricos, transformando-se de forma surpreendente de um filme para o outro. Isso, aliado a um grande talento dramático, garante-lhe já há alguns anos o primeiro lugar entre os atores mais bens pagos do mundo. Johnny Depp é filho do engenheiro John Christopher Depp e Betty Sue Palmer.
Com apenas treze anos mudou-se com a família para a Flórida, após a separação dos seus pais, o que viria a afetar a sua vida daí por adiante.
Com quinze anos ganhou a sua primeira guitarra. Decidiu, então, que o que queria era ser guitarrista, e não passar os seus dias na escola. Aos dezesseis formou o primeiro grupo, The Kids, que depois mudou de nome para Six Gun Method.
Logo que chegou a Los Angeles, em 1983, casou com a maquiadora Lori Anne Allison, porém o casamento durou apenas dois anos. Foi Lori quem o apresentou a Nicolas Cage, que lhe conseguiu testes para o seu primeiro filme, A Hora do Pesadelo. Nicolas virou um grande amigo. Na lista dos amigos de Depp, além de Cage, estão Leonardo DiCaprio, Tim Burton, Helena Bonham Carter, Marlon Brando, Christina Ricci, Al Pacino e Sean Penn.
Johnny ficou famoso ao fazer parte do elenco da série de televisão Anjos da Lei, entre 1987 e 1990. A série retratava um pequeno grupo de policiais selecionados para fazer parte de uma espécie de comando especial por possuírem traços físicos que aparentavam bem menos idade do que realmente teriam, trabalhando então infiltrados entre adolescentes, em escolas, guangues de ruas juvenis, etc.
Embora não trabalhasse sozinho nessas missões, em geral era o personagem de Johnny que mais se destacava em quase todos os episódios. O sucesso foi tão grande que rapidamente ele tornou-se um ídolo juvenil e símbolo sexual.
Em 1990, John conheceu o diretor Tim Burton na O.S.S. (Ow Shit Studios), diretor esse com quem faria uma parceria duradoura - e estrelou Edward Mãos de Tesoura, que pode ser considerado o seu primeiro grande sucesso no cinema. O filme provou o talento de Johnny, que passou a ser visto não como apenas mais um rosto bonito, mas sim o grande ator que era na verdade, embora Johnny alegasse desprentesiosamento que a razão de seu bom desenpenho nesse filme fosse a grande identidicação que sentiu com o personagem.
Foi também neste filme que contracenou com Winona Ryder e começaram a namorar.
Entre outros filmes com o diretor Tim Burton estão Ed Wood, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, a refilmagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate, o filme de animação A Noiva-Cadáver onde ele dá a voz ao personagem central, Sweeney Todd - o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet e Alice no País das Maravilhas.
Em 1995, consegue outro espetacular sucesso de bilheteria com o filme Don Juan De Marco, que transforma-se em mais um grande marco da sua carreira, atuando ao lado de dois grandes nomes do cinema: o praticamente lendário Marlon Brando e a veterana atriz Fay Dunway.
John estreou como diretor em O Bravo, em 1997. O roteiro foi escrito junto com seu irmão D. P. Depp e Paul McCudden, neste Johnny interpreta um índio cherokee, tribo aliás da qual ele descende e mais uma vez atua ao lado de Marlon Brando.
Mas foi em 2003 com Piratas do Caribe, na pele do divertido e excêntrico Capitão Jack Sparrow, que aliás é o personagem preferido dele e de seus filhos, que caiu nas graças de Hollywood e recebeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator em 2004.
O filme ganhou alguns anos depois mais duas sequências, ambas igualmente bem sucedidas junto ao público. A segunda indicação ao Oscar veio em 2005, com Em Busca da Terra do Nunca, mais um grande sucesso de crítica e público da sua carreira, e em 2008 recebeu uma indicação por Sweeney Todd - o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.
O que chama muita atenção em Depp também é a sua conturbada vida pessoal. Os romances com as atrizes Sherilyn Fenn e Jennifer Grey vieram depois do divórcio da primeira mulher em 1986, e pouco duraram.
Com Winona Ryder, com quem noivou, a coisa foi mais concreta, chegando a tatuar "Winona Forever" no seu braço. Depois do fim do namoro, Depp mudou a tatuagem para "Wino Forever" (vinho para sempre). Depois veio Kate Moss, com quem teve várias idas e voltas. Ele vivia com Vanessa Paradis, mãe dos seus dois filhos: Lily-Rose Melody, nascida em maio de 1999 e Jack, nascido em abril de 2002, cujos nomes são em homenagem aos dois personagesn principais do filme de Ridley Scott, Legend, de 1985, com Tom Cruise e Mia Sara nos papéis de Jack e Lily.
Depp conheceu Vanessa quando filmava O Último Portal. Ele a viu num bar e pediu que um amigo a convidasse para se juntar a eles. Mesmo não sendo casados, Depp diz que se consideram marido e mulher desde o dia em que começaram a morar juntos.
Ele é um ator que faz de tudo para não ser considerado uma estrela de Hollywood e, por causa disso, talvez, recusou papéis importantes, como os que ficaram com Keanu Reeves em Velocidade Máxima, Tom Cruise em Entrevista com o Vampiro, Brad Pitt em Lendas da Paixão e Leonardo di Caprio em Titanic
Mostrando que pode interpretar com extrema facilidade qualquer tipo de personagem, Johnny Depp é um verdadeiro camaleão de Hollywood. Além de uma enorme competência na arte de atuar, Jhonny ainda possui uma personalidade extremamente carismática, o que com certeza muito colabora com o vínculo fortíssimo que seus personagens criam com o espectador.
Seu talento tem sido muito bem reconhecido ao longo de sua carreira; prova disso, é seu cachê sempre crescente a cada filme. Por Piratas do Caribe, recebeu dez milhões de dólares. Dois anos depois, no remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate, o cachê chegou, segundo boatos não confirmados, a 18 milhões de dólares, e pelas sequências de Piratas do Caribe recebeu o valor de 21 milhões de libras, aproximadamente 63 milhões de reais.
Contando já com mais de vinte anos de carreira e mais de 40 filmes rodados, muitos deles entre os maiores sucessos de bilheteria da atualidade, Depp já pode ser considerado nos dias de hoje como um dos grandes veteranos do cinema e um dos maiores atores de todos os tempos.
Além das 3 indicações ao Oscar, possui ainda uma longa lista de premimações: 1 vitória e mais 7 indicações ao Globo de Ouro, 2 indicações ao BAFTA, 1 vitória e mais 1 indicação ao Screen Actors Guild Awards, 3 Critic's Choice Awards, 8 MTV Movie Awards, 1 indicação a Palma de Ouro no Festival de Cannes, 1 Prêmio César honorário na França, 2 Scream Awards e 2 People's Choice Award.
Em 2003, no auge do sucesso do primeiro filme da trilogia Piratas do Caribe, foi eleito o homem mais sexy por vários sites em toda a web, ganhando, mesmo sem saber, várias eleições de melhor ator, ator mais estiloso, ator mais sexy, ator mais bonito e personalidade do ano, além de personalidade mais legal e gentil com os fãs quase todos os meses. Em 2005 ganhou sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood, e em 2009, já então aos 46 anos, foi mais uma vez eleito o homem mais sexy do mundo, desta vez pela consagrada revista "People"
A exceção talvez, de alguns de seus primeiros filmes, quando ainda não era muitoconhecido, praticamente quse todos os fimes de Depp são grandes sucessos bilheteria, dessa interminavel lista, correndo o risco de deixar de fora muitos títulos famosos, pode-se destacar:
O Cavaleiro Solitário
Sombras da Noite
Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas
Alice no País das Maravilhas
Inimigos Públicos
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
Piratas do Caribe: O Baú da Morte
A Noiva Cadáver
A Fantástica Fábrica de Chocolate
Em Busca da Terra do Nunca
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Tempo Esgotado
Don Juan DeMarco
A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final - A Morte de Freddy
Edward Mãos de Tesoura
Anjos da Lei (TV Series)
Férias do Barulho
A Hora do Pesadelo
E já em fase de pré-produção, anunciados para 2016, aguarda-se Piratas do Caribe: Os Mortos Não
Contam Histórias e Alice no País das Maravilhas 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário