sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dean Jones

Dean Carrol Jones é um ator Americano nascido em 25 de Janeiro de 1931. Entre os anos de 1965 e 1977, estrelou vários filmes para a Disney, pelos quais ficou famoso na época.
Natural de Decatur, no Alabama, e filho de Nolia Elizabeth White (1902-1977) e Andrew Guy Jones (1901-1974), Dean Jones serviu na Marinha dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia, e depois disso trabalhou no Bird Cage Theater, teatro este localizado em Buena Park, na Califórnia.
Depois de alguns pequenos papéis no cinema e na televisão, Dean teve sua grande estréia num personagem de mais destaque no teatro, ao lado de Jane Fonda, na peça "There Was a Little Girl”, uma produção da Broadway de 1960. Em seguida participou, ainda na broadway, da montagem de “Under the Yum-Yum tree, no papel de Dave Manning , personagem que repetiu novamente em 1963 na montagem cinematográfica da peça, estrelada por Jack Lemmon.
Mas foi realmente nos filmes da Disney que alcançou fama, tendo sido um de seus principais astros entre meados da década de 60 e 70. Seu personagem mais conhecido dessa fase é Jim Douglas, um corredor em decadência, do filme “Se Meu Fusca Falasse”, um dos maiores clássicos da Disney, que recupera a auto-estima e volta a ganhar corridas após tornar-se dono de um fusquinha chamado Herbie, que tem inteligência e vida própria. Dean Jones participou apenas de mais um longa-metragem do Herbie, entre os vários que a Disney produziu naquele período dos anos 70, mas foi escalado também para vários outros filmes da produtora.
Na década de oitenta, quando a Disney resolveu produzir uma série de TV com o fusquinha, ele foi também o protagonista da série, e em 1997 participou do remake do filme original, também intitulado “Se Meu Fusca Falasse”. Casou-se duas vezes, primeiro com Mae Entwisle, com quem teve duas crianças e de quem se divorciou no início dos anos 70, e casou-se depois, em 1973, com a atriz Lory Patrick Jones, com quem teve seu 3° filho e com quem ainda vive atualmente. Mais ou menos entre 1973 e 74, após a morte de seu pai, tornou-se um cristão praticante e devotado, e desde então já participou de uma série de filmes com tema cristão, permanecendo na ativa até os dias de hoje.
Também já fez dublagem na série animada de televisão Beethoven, baseada no filme de mesmo nome, de procução de 1992, do qual ele também participou como coadjuvante: e no filme de animação “Batman & Mr. Freeze: Subzero”, produzido em 1998 diretamente para DVD.
/
FILME CATALOGADO NESTE BLOG
CLIQUE NO TÍTULO EM DESTAQUE PARA LER A SINÓPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário